A Ressignificação do papel da mulher na sociedade

Gente, esse foi apenas um texto que escrevi em sala de aula e gostaria de compartilhar com vocês. A proposta do trabalho era que falássemos sobre mudança social. A professora nos apresentou alguns textos e pediu que com base neles, escrevêssemos o nosso. Segue o meu:

Quando o assunto é “mudança social” nada chama mais atenção que a ressignificação do papel da mulher na sociedade. Elas, que um dia sequer tinham direito ao voto, hoje, tem uma representante ocupando o cargo político mais alto do país.

Se antigamente as meninas não frequentavam escolas e eram criadas para cuidar da casa, do marido e dos filhos, agora é diferente. As mulheres modernas buscam mesmo é a sua independência.

Um grande exemplo dessa mudança através do tempo, são as tão encantadas princesas da Disney. Ao analisar a primeira, Branca de Neve, nascida na década de 30, percebe-se que a moça apresenta todos os estereótipos sociais da época: submissa, que vive para cuidar da casa, precisa da ajuda de sete anões (todos homens!!) para sobreviver e fica à espera do príncipe encantando para salvá-la e juntos, serem felizes para sempre.

Já em Frozen, filme de 2013, Elsa, a rainha do gelo é o retrato da mulher moderna: guerreira e dona de si. Ana, sua irmã mais nova, também é repleta de personalidade e tem total liberdade em suas escolhas. E o mais legal é que o tal “amor verdadeiro” aparece aqui também, mas dessa vez, não é o príncipe que salva a mocinha, e sim o amor de irmã, de uma pela outra.

O fato é que a sociedade muda com o tempo, o que fazia sentido há uns anos atrás, é absurdo e causa espanto se transportados para a atualidade. Como nas obras de Monteiro Lobato, em que o autor deixa explícito sua visão preconceituosa quando se refere a Tia Anastácia, de “O sítio do pica pau amarelo”, como “negra de estimação”. Tal asneira não seria aceita hoje e, certamente, Lobato seria “enquadrado” em uma das leis anti racismo.

 11287260_829088320504695_1149931090_n

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s